sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Moussaka grega light



Babo-me toda só de pensar em moussaka, adoro adoro adoro!
Há anos que este prato faz parte do menu cá de casa e ainda que muito trabalhoso e que cada vez que o faça me arrependa a meio, no final, compensa sempre!
Há uma data de variações deste prato grego maravilhoso, mas esta receita foi-me ensinada por uma grega, por isso deduzo que seja a mais fiel à original, ainda que vegetariana. Só troquei a carne por proteína de soja texturizada e fiz algumas alterações para ficar mais light (não há estômago que aguente tanta beringela frita e bechamel).
Este prato prova que a versão mais saudável é igualmente saborosa!


Ingredientes:
2 beringelas médias fatiadas (no sentido horizontal), mantendo a casca
2 batatas grandes
1 copo e meio de proteína de soja texturizada fina
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de azeite (+ azeite para grelhar a beringela)
3 chávenas de café de polpa de tomate
1 chávena de café de vinho branco
1 folha de louro (sem o veio do meio)
2 iogurtes magros naturais
1 ovo batido
sal, pimenta e noz moscada a gosto
queijo ralado a gosto (usei ½ pacote, +/- 100 gr de emental)

Devemos começar por preparar a beringela (faz mesmo toda a diferença): Forrar um superfície lisa com papel prata de cozinha, polvilhar com sal, espalhar as fatias de beringela de maneira a que todas fiquem em contacto com o papel prata e polvilhar com sal novamente. Tapar com outra folha de papel prata, colocar um peso em cima (usei livros daqueles grandes e pesados) e deixar repousar por 1 hora. Desta maneira a beringela perde liquido e o sabor amargo que lhe é característico.
Passada a hora, lavar para tirar o excesso de sal, secar com papel absorvente e está pronta a cozinhar.
À parte, cortar as batatas às rodelas e cozê-las em água e sal. Quando estiverem quase no ponto (que o garfo as ultrapasse sem que se partam), tirar do lume, escorrer e reservar.
Numa panela, alourar o alho no azeite. Acrescentar a polpa de tomate, o louro, o sal, a pimenta, a noz-moscada e o vinho e deixar cozinhar até ferver. Juntar a soja (sem hidratar) e envolver bem até absorver todo o molho e ficar bem vermelha. Ir acrescentando água aos poucos, mexendo sempre até a soja inchar, criar algum molho e ficar tenra. Reservar.
Aquecer bem o grelhador, pincelar com azeite em ambos os lados da beringela e grelhar até ficarem marcadas. Reservar.
Num pirex untado com azeite, dispor uma camada de beringela, outra de batata, outra de soja e finalizar novamente com uma camada de beringela.
Num recipiente fundo, bater o ovo com os iogurtes até obter uma mistura homogénea e temperar com uma pitada de sal. Colocar a mistura no pirex, por cima da camada de beringela e finalizar com o queijo ralado.
Levar ao forno previamente aquecido durante 45 minutos a 180º C.


Esta receita deliciosa dá para 6 gulosos =)


2 comentários:

  1. Olá
    Esta receita parece-me saborosa, mas acho que é preciso bastante tempo para a fazer. Não é uma receita para o dia-a-dia.
    Bom apetite para todos os gulosos que arriscarem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, esta receita demora tempo e dá algum trabalho a fazer. Mas todos merecemos um miminho, por isso, quando tenho tempo e é uma ocasião especial, faço-a.
      Uma das vantagens desta receita é que se pode preparar a beringela, a soja e a batata, dispor tudo num pirex e congelar. Assim, quando a quisermos comer, basta descongelar no dia anterior, adicionar o iogurte, ovo e queijo e está pronta para ir ao forno.

      Eliminar