segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Jardineira de soja



Sempre que era época do feijão verde, em casa dos meus pais havia jardineira na mesa. Eu em pequena adorava e devia ser dos poucos pratos em que os legumes não eram discretamente postos de parte.
Como a base é de legumes, a jardineira é um dos partos mais fáceis de fazer quando damos os primeiros passos na cozinha vegetariana, pois apenas temos que substituir a carne pela soja e está feito! E assim, conseguimos ter o saborzinho da comida da mamã em nossa casa =)


Ingredientes:
1 copo e ½ de proteína de soja texturizada grossa (usei média, pois por estes lados é a única que encontro)
2 batatas médias cortadas aos cubos
2 cenouras cortadas ao cubos
130 gr de feijão verde
½ cebola picada
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de azeite
2 chávenas de café de polpa de tomate
1 chávena de café de vinho branco
1 folha de louro (sem o veio do meio)
sal e pimenta a gosto

Marinada para a soja:
1 chávena de café de polpa de tomate
½ chávena de café de vinho branco
1 folha de louro (sem o veio do meio)
sal e pimenta a gosto


Hidratar a soja em água bem quente (ferver água numa chaleira poupa bastante tempo) e esperar uns minutos até que fique tenra. Deixar arrefecer um pouco, escorrer e espremer a soja para tirar o excesso de água que ela absorveu.
Num recipiente fundo, misturar todos os ingredientes da marinada e envolver bem a soja neles. Deixar repousar por 30 minutos.
À parte, arranjar o feijão verde, cortando as pontas e retirando o fio dos lados. Cortar em pedaços e reservar.
Numa panela grande, refogar a cebola e o alho em azeite até ficarem dourados. Juntar a polpa de tomate e o vinho, temperar com sal, pimenta e o louro e deixar engrossar. Juntar as batatas, tapar e cozinhar por 2 minutos.
Adicionar a soja, acrescentar água (usei uma chávena de café) e cozinhar mais 7 minutos tapado, mexendo ocasionalmente. Juntar a cenoura e o feijão verde, acrescentar um pouco mais de água ( usei 2 chávenas de café de água) e cozinhar por mais 7 minutos, com a panela tapada.
Servir.


Esta receita dá para 3 comilões =)


1 comentário:

  1. Eu (que sou a mamã) ainda não provei jardineira vegetariana. Mas esta tem o aspeto da jardineira que se faz cá em casa.
    Parabéns Tânia.

    ResponderEliminar