terça-feira, 5 de junho de 2012

Salada de edamame e tofu fumado



Quando não queremos (ou podemos) dedicar muito tempo à cozinha, não quer dizer que não possamos comer bem. O conceito de “qualquer coisa rápida” também pode ser algo saboroso e saudável.
Nestes dias tenho andado bastante ocupada entre trabalho e ginásio, por isso, como chego muito tarde a casa, esfomeada e sem muita paciência para dedicar-me à cozinha, decidi aproveitar o edamame congelado que tinha em casa e fiz uma salada. Com a fome que estava comi-a quente, mas também fica maravilhosa fria nos dias mais quentes.
Para quem não inclui o edamame (também conhecido por feijão de soja verde) na sua lista de compras, comece a fazê-lo. Além de delicioso, tem uma data de propriedades benéficas para a nossa saúde: É rico em fibras, vitamina B, potássio, acido fólico, é pouco calórico e ajuda a reduzir o colesterol. Frescos é difícil encontrar, mas na versão congelada encontra-se facilmente nos supermercados portugueses.


Ingredientes:
300gr. de tofu fumado aos cubos (usei do que se encontra em supermercados chineses)
2 cebolinhas picadas
½ cebola roxa picada
1 dente de alho picado
1 lata pequena de milho doce, previamente escorrido
4 tomates pequeninos chucha cortados em quartos
500 gr. edamame congelado
2 colheres de sopa de azeite
Sal a gosto

Num wook, refogar a cebolinha e o alho em azeite. Juntar o tofu e temperar com sal, deixando cozinhar a fogo baixo até o tofu estar dourado em ambos os lados.
Adicionar o edamame e saltear por alguns minutos, até descongelar e estar bem seco. Acrescentar o milho e rectificar o sal.
À parte, numa saladeira, juntar o preparado, a cebola e o tomate. Servir.


Esta receita dá para 4 gulosos!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário