quinta-feira, 12 de abril de 2012

Leite de aveia



Disfruto cada vez mais a fazer coisas caseiras. Mas, tal como acontece à maioria das pessoas, muitas vezes a falta de tempo tenta-me a utilizar produtos já preparados e industrializados, que podiam ser substituídos por algo mais caseiro e natural. Por isso, quando vi o leite de aveia no blog Vista-se, não pude deixar de experimenta-lo e partilhar. Super fácil, rápido e muito, mas muito mais saudável.
É perfeito para substituir as natas, já que quando cozinhado, engrossa. Eu já experimentei e fica delicioso em quiches e lasanhas.


Ingredientes:
2 taças de café de aveia em pó
4 taças de café de água

Utensílios necessários:
1 coador
1 pano fino
1 tijela funda

Misturar todos os ingredientes no liquidificador.
Forrar o coador com um pano fino (eu usei uma meia de vidro, pois ao ser muito fina, acelera o processo) e colocá-lo em cima de uma tijela funda. Despejar a mistura por cima do pano/ meia e deixar que coe.
NOTA: Para acelerar o processo, ir mexendo com uma colher. Quando já não sair nada, fechar e apertar bem para sair o liquido que ainda possa haver.
Guardar o liquido dentro de uma garrafa de vidro no frigorifico, até 3 dias.


Esta receita dá para 1 copo. =)
Para utilizar como substituto de natas, basta juntá-lo à comida e os temperos darão o sabor.
Se for para ser bebido, pode-se juntar uma colher de chá de essência de baunilha e açúcar a gosto quando o misturarmos no liquidificador.
Já o resíduo que fica na meia de vidro/ pano, podemos utilizar em bolachas e bolos, não há desperdício!


5 comentários:

  1. Ola
    Gostei muito desta sugestão e gostaria muito de experimentar!
    Pode dizer-me onde posso comprar a aveia em pó (a embalagem que tem na foto)?
    Parabens pelo seu blog.
    Beijinho
    Elisabete

    ResponderEliminar
  2. Olá Elisabete, seja bem vinda no blog.
    Fazer leite de aveia é super fácil e versátil. Já fiz bolachas, quiches, strogonoff e lasanhas com ele e fica delicioso.
    A aveia em pó que utilizo comprei-a em Barcelona, onde vivo. Estive a fazer uma pesquisa rápida e parece-me que a marca "El granero" não é comercializada em Portugal, mas quase de certeza que será possível encontrar aveia em pó de outras marcas em lojas especializadas como o Celeiro.
    Mesmo assim, caso não encontre, sempre é possível comprar online aqui: http://www.casapia.com/midietetica/salvado-de-avena-fino-bio-el-granero-500-gramos-p-3317.html

    Beijinhos e boas receitas****

    ResponderEliminar
  3. Já experimentei fazer leite de aveia em casa com flocos e água e é intragável...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca o utilizo para beber, pois também não gosto nada do sabor! Dizem que essência de baunilha e açúcar fazem maravilhas a quem não gosta do sabor de cereal tão forte, mas na verdade, eu nunca experimentei.
      O uso que lhe dou é utiliza-lo em substituição das natas, em pratos como quiches e lasanhas fica muito bom! Experimente ;)

      Boas receitas***

      Eliminar
    2. Entretanto encontrei esta receita e vou experimentar...

      http://www.youtube.com/watch?v=q4Msjw9LU6g

      Depois venho dizer se é bom! :)

      Eliminar