terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Strogonoff de seitan



Quem não gosta de strogonoff?
Há muitos que pensam que este prato russo leva apenas natas e cogumelos, mas o strogonoff é muito mais que isso.
Quando, há uns bons anos atrás, comecei a utilizar seitan, escolhi o strogonoff como prato para fazer o teste. A verdade é que não fiquei muito convencida, pois o seitan sempre me soube bastante a molho de soja, o que interferia com o molho do strogonoff.
Há uns tempos, decidi dar uma nova oportunidade ao strogonoff e andei a cuscar receitas pela internet. Dei de caras com o blog The love food, um blog cheio de delicias veganas que tinha um strogonoff com um aspecto maravilhoso. Eu fiz a versão vegetariana, pois não tinha natas de soja em casa, mas para a próxima quero mesmo experimentar a versão vegan.
Só posso dizer que estava D-E-L-I-C-I-O-S-O! O melhor strogonoff que já comi!
Vai ficar a fazer parte da ementa habitual cá de casa =)


Ingredientes:
1 alho-francês cortado ás rodelas finas
6 cogumelos frescos laminados
2 dentes de alho picados
2 pacotes de natas
4 colheres de sopa de leite (usei magro)
3 tomates pelados triturados (ou 4 colheres de sopa de polpa de tomate)
4 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta 5 bagas a gosto
Salsa picada para decorar

Para o seitan:
500gr. de seitan cortado em tiras finas
6 colheres de sopa de farinha
pimenta 5 bagas a gosto
2 colheres de chá de pimentão doce (colorau)

Num prato fundo, misturar a farinha, o pimentão-doce e a pimenta. Envolver as tiras de seitan na farinha, de modo a que estejam cobertas dos dois lados. Reservar.
Numa frigideira alta, saltear o alho, o alho-francês e os cogumelos em 2 colheres de sopa de azeite, juntar os temperos e cozinhar até os cogumelos perderem a água. Retirar e reservar.
Na mesma frigideira, aquecer o restante azeite (2 colheres de sopa) e cozinhar o seitan, sacudindo-o anteriormente para retirar o excesso de farinha antes de o colocar na frigideira. Cozinhar até ficar com um aspecto crocante em ambos os lados (é só aspecto, pois ele não fica crocante) virando ocasionalmente para não pegar.
Adicionar a mistura de alho-francês e cogumelos feita anteriormente e juntar água até meio do preparado, mexendo bem. Temperar e deixar cozinhar tapado por 7 minutos, para ficar com uma consistência cremosa.
Juntar os tomates pelados triturados, as natas e o leite, rectificar os temperos se necessário, e deixar cozinhar por mais 4 minutos sem tampa.
Decorar com a salsa picada e servir com puré de batata.


Esta receita dá para 4 comilões e preparem-se para repetir =)


1 comentário: