sábado, 28 de janeiro de 2012

Tofu caseiro



Há dias em que me apetece fazer as coisas há mão, como antigamente. Perde-se tempo na cozinha, mas ganha-se sabor e orgulho na comida. Desta vez, experimentei fazer tofu caseiro.
Procurei uma receita fácil e escolhi a do blog Dolce Vita Vegana. O que esta receita tem de diferente das outras é que não utiliza nigari, o ingrediente utilizado no tofu original, mas sim limão (que convenhamos, é muito mais fácil de encontrar!).
A experiência correu bem e percebi que afinal, não é assim tão difícil fazer tofu! A consistência ficou boa, mas nada a ver com o tofu mega compacto que se compra nas lojas e desfaz-se um pouco quando cozinhado. Mas é muito mais saudável e económico!
Aconselho um leite se soja da melhor qualidade possível, pois isso vai fazer com que o tofu saiba melhor.


Ingredientes:
1 litro de leite de soja
1 limão grande exprimido
2 panos de algodão limpos
coador
pesos (eu usei 5 livros)

Numa panela, ferver o leite de soja mexendo de vez em quando para evitar que se cole ao fundo. Deixar ferver sem que faça muita espuma.
Quando ferver, apagar o lume e adicionar o limão (vai ficar logo com um aspecto estranho, como se estivesse coagulado). Tapar e deixar durante 15 minutos.
Forrar o coador (eu tenho um que se encaixa numa tijela) com um pano, e verter a mistura em cima do pano. Desta maneira, o soro vai caindo para a tijela e o tofu vai ficar no pano.
Quando já tenha saído todo o soro, enrolar o tofu com o pano e espremer bem para que saia o soro que ainda possa haver.
Mudar o tofu para um pano limpo, enrolá-lo no pano e colocar um peso em cima (eu usei um prato como base e pus livros por cima) e deixar por, pelo menos, 30 minutos.


Esta receita dá para uma bolita pequena de tofu, mais ou menos 180gr e aguenta no frigorifico 7 dias, mergulhado em água num recipiente tapado.

5 comentários:

  1. 180 gr = 2.49 euros (se for o tal leite da melhor qualidade possível)
    250 gr = 2.19 euros (e já é do tofu a atirar para o caro, consegue-se a 1 euro 500 grs nos mercados chineses)

    Não fica mais barato. Só se fizermos o próprio leite e em grande quantidade é que vale o trabalho e fica mais barato, se comprarmos leite de soja de marca branca, quase nem coalha.

    ResponderEliminar
  2. Olá anónimo,

    A mim sai-me mais barato, já que compro o tofu de 250gr. a 3 euros e picos. Em Barcelona, todos estes productos são caríssimos e eu confesso que, por não ter muitos amigos vegetarianos aqui, acabo por comprar nas lojas mais conhecidas (e mais caras).
    Mas enfim, não é nenhuma diferença de outro mundo, é verdade! Mas o sabor é totalmente diferente.

    Há 2 semanas encontrei um mercado chinês...e descobri tofu baratíssimo! Se bem que não goste nada do tofu normal deles porque se desfaz todo, o fumado é bastante bom e sai a 3 euros 900gr!!! Por isso, agora é esse que uso ;o)

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  3. ola. em portugal, um kg de tofu mo celeiro custa menos de 5 euros. eu acho que não compensa de preço,mas compensa na medida em que dà gosto fazermos as nossas proprias coisas. e podemos temperar a gosto. eu que tenho celeiro aqui a minutos estou safa, mas para quem vive mais para interior ou fora de pt é uma optima dica. estive 3 meses a viver no fundao em trabalho e vi- me aflita porque so encontrava tofu no continente e para alem de ser caro... n ficava perto assim para ir sempre que precisava pois n tinha carro. com esta receita teria sido mai facil. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Yolanda,

      Comparando os preços em Portugal, realmente não compensa tanto a nível de preço, mas como bem dizes, faz toda a diferença quando somos nós mesmos a preparar a nossa comida (e é mais saudável) :)
      Eu por cá, continuo a comprar tofu porque gosto dele mais consistente e na versão fumada. Mas achei que a receita merecia ser partilhada (e se ajudar alguém que não consegue este producto tão facilmente, melhor!).

      Obrigado pela visita e um beijinho ;)

      Eliminar
  4. A experimentar esta receita agora mesmo. Vmos ve como fica :)

    ResponderEliminar