domingo, 8 de janeiro de 2012

Penne alla rabiata vegetariano





Apesar de ser sensível ao picante, sempre que vou a um restaurante italiano peço um penne alla rabiatta. ADORO!
É bastante fácil e rápido de fazer, perfeito para quando não temos paciência tempo. O original é composto apenas por um molho de tomate, mas aqui em casa damos o nosso toque pessoal e acrescentamos mais coisas....basicamente é o nosso prato da emergência para quando estamos sem imaginação ou com o frigorífico vazio.
É verdade que não é o prato mais saudável do mundo, mas...who cares?
Não leva nenhum ingrediente complicado, e é perfeito para aquelas mães que, como a minha, têm prazer de apresentar um prato aos filhos vegetarianos, mas não têm ideia de como o fazer.


Ingredientes:
2 cabeças de alho picadas
2 piri-piris secos (sem sementes) picadinhos
1 folha de louro
½ pacote de calda de tomate
1 chávena de café de vinho branco
2 mãos cheias de ervilhas (usei congeladas)
1/2 lata pequena de milho cozido
3 mãos cheias de queijo ralado
200gr. de Penne
2 colheres de sopa de azeite
sal, pimenta, noz-moscada a gosto

Pôr ao lume numa panela água com sal. Quando estiver a ferver, acrescentar a penne e mexer para não colar (eu nunca uso azeite ou qualquer outra gordura para fazer massa, mas quem quiser fazê-lo, não há problema). Cozinhar até ficar al dente. Escorrer a massa e passar por água fria.
Há parte, refogar os alhos e o piri-piri no azeite até o alho ficar dourado. Acrescentar depois a calda de tomate, o vinho, o louro e os restantes temperos, mexendo bem. Quando estiver em ebulição (o chamado chup-chup aqui por Espanha), acrescentar ½ copo de água e as ervilhas. Mexer e deixar cozinhar em lume brando durante uns 8 minutos (caso forem congeladas). Se o molho secar, acrescentar mais um pouco de água e rectificar os temperos se necessário.
Entretanto, acrescentar o milho e o queijo ralado e deixar cozinhar por mais 3 minutos, mexendo regularmente para não colar.
Servir o preparado em cima da massa Penne.


Esta receita dá para 2 gulosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário