terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Iogurtes caseiros


Ontem adormeci com uma vontade enorme de que o amanhã chegasse. Não por ser natal ou ter um presente à minha espera, mas sim para poder comer um bom iogurte caseiro ao pequeno-almoço.
Agora deu-me para as coisas artesanais, e depois de algumas tentativas falhadas entre seitan e doce de tomate, fiquei muito contente por os iogurtes terem ficado bem à primeira, mesmo misturando duas receitas diferentes.
Para experimentar a iogurteira recebida no Natal (prendinha da mamã), resolvi fazer iogurte natural, mas adoçado porque sou gulosa! São bastante versáteis, porque podem comer-se simples, com cereais, com fruta ou até mesmo usados para fazer um batido.
Para quem não come muitos Iogurtes, pode até nem compensar...mas o sabor é definitivamente melhor e são muito mais saudáveis. Além disso, podemos usar o Iogurte que fizemos para a confecção dos próximos (até umas 8 vezes) e aí sim, poupamos dinheirinho.
Aguentam uns 8 a 10 dias no frigorifico, mas cá em casa, nunca duram mais de 3 =)


Ingredientes:
1 pacote 1L de leite (é importante que seja apenas aberto no momento)
100gr. de açúcar
1 iogurte natural (com uma data de validade longa)
2 colheres de sopa de leite em pó (opcional, dá mais consistência aos iogurtes)

Aquecer o leite numa panela sem deixar ferver. À parte, misturar o iogurte, o açúcar e o leite em pó, mexendo bem para criar uma papa suave.
Eu sempre esterilizo os copinhos do iogurte, mas é completamente opcional. Faço-o para descartar a possibilidade de o iogurte poder ficar liquido devido a possíveis contaminações. Para isso, basta colocar os copinho no microondas por 2 segundos.
Quando o leite estiver morno, juntar a mistura feita anteriormente e mexer bem para desfazer qualquer grumo.
Dividir a mistura pelos copinhos, e pô-los na iogurteira, destapados.
Caso o leite usado for meio-gordo, ligar a iogurteira durante 10 horas;
Caso seja leite magro, ligar a iogurteira durante 12 horas.
Quando estiverem prontos (já devem estar com uma aparência compacta), tapá-los e colocá-los no frigorífico pelo menos 1 hora antes de serem comidos.


Dá para 7 iogurtes. Neste caso, juntei nozes e mel e ficou simplesmente....delicioso!

Sem comentários:

Enviar um comentário